Como Escolher uma Hospedagem de Sites?

Como Escolher uma Hospedagem de Sites?

Diferenças entre hospedagem compartilhada, VPS e dedicada. É muito comum ficar confuso na hora de escolher uma hospedagem para seus projetos. A maioria se pergunta, qual seria a melhor opção, pois não entendem as diferenças entre hospedagem com servidor Compartilhado, Dedicado ou VPS.
Bom, se você também ainda não conhece as diferenças esse artigo é para você, nos vamos mostrar as diferenças entre hospedagem compartilhada, VPS e dedicada, as vantagens e desvantagens de cada uma delas e assim você poderá escolher a hospedagem que melhor atende suas necessidades.

Qual-a-melhor-hospedagem-de-sites-digital-forms

Hospedagem Compartilhada

Em uma hospedagem compartilhada vários usuários usam o mesmo Servidor para hospedar seus sites e todos eles compartilham os recursos do servidor, como: memória, CPU, espaço em disco e banda. É mais o menos como uma empresa que usa o mesmo prédio onde cada setor ocupa um andar e todos compartilham os recursos oferecidos pelo prédio da empresa como elevador, piscina, portaria … E assim como em um prédio, caso um vizinho resolva extrapolar no uso dos recursos oferecidos, você também será afetado pela falta ou até suspensão temporária dos recursos, ou seja, todos os recursos são divididos entre todos os clientes, se um deles usa muito todos os outros são prejudicados também podendo enfrentar problemas de instabilidade ou ficar offline.

As chances de você ter problemas com uma hospedagem compartilhada por abuso de outros usuários é grande, porém esse risco pode ser minimizado pela empresa de hospedagem, algumas possuem políticas rígidas para o uso do servidor ajudando assim a melhorar o serviço em geral, com isso elas conseguem identificar rapidamente o abuso e colocam esses clientes em uma espécie de “quarentena”.
Outro ponto que vale ressaltar é que cada vez mais as empresas de hospedagem estão empregando tecnologias que permitem isolar os recursos do servidor, de forma que um cliente não possa utilizar os recurso destinados a outro cliente, nesse modelo cada cliente tem uma cota de processador e memória, possibilitando assim garantir que o servidor sempre tenha recursos disponíveis para os sites de todos os clientes.
Uma das hospedagem compartilhadas que fazem esse tipo de trabalho é a Hostgator que é uma das melhores hospedagens compartilhadas do Brasil, você pode conhecer mais sobre a Hostgator clicando aqui.

Hospedagem Dedicada

Este tipo de hospedagem oferece o melhor desempenho e segurança para o site, porém é a que tem o custo mais elevado. Na hospedagem dedicada, um servidor é utilizado unica e exclusivamente por você com controle total sobre todos os recursos de memória e processador disponibilizados, ou seja, o servidor é seu, ninguém mais tem acesso a ele.

Enquanto em uma VPS (nos vamos falar sobre VPS no próximo tópico) você tem acesso total a um servidor virtual, na hospedagem dedicada trata-se de um servidor físico que é utilizado apenas por você. Assim como na VPS, no dedicado é possível configurar o servidor, instalar novos softwares e fazer configurações mais avançadas, ou seja fazer o que você precisar ( levando em consideração algumas regras da empresa). É importante ressaltar que apesar da hospedagem dedicada ser muito mais cara que qualquer outra, o desempenho também é muito superior ao compartilhado e VPS.
Esse tipo de hospedagem é usada por grandes Portais, Bancos, Empresas … e outros empreendimentos que tenham um trafego muito alto e necessitem de algo mais robusto e seguro. Vale dizer que na maioria dos casos os usuários desse tipo de hospedagem tem uma equipe especializada para configurar e manter um servidor desse nível.
Abaixo listamos algumas das muitas vantagem de se usar um servidor dedicado:

Confiabilidade – Em uma hospedagem dedicada o servidor é usado apenas por um cliente, dessa forma é possível garantir o uso exclusivo do servidor para o seu site. É preciso considerar que normalmente um servidor é compartilhado com centenas de pessoas (hospedagem compartilhada), no caso de uma hospedagem dedicada o custo é pago apenas por você, e isso aumenta e muito os custos.

Personalizações – Assim como em uma VPS, a hospedagem dedicada também permite ao usuário personalizar o servidor da maneira que quiser, em alguns casos é possível escolher até mesmo os componentes de Hardware que são utilizados no servidor.

Desempenho Superior – A hospedagem dedicada tem um desempenho superior a todos os tipos de hospedagem de sites. Como o servidor é utilizado apenas por um cliente, o desempenho é muito maior se comparado com uma hospedagem VPS ou compartilhada.

Hospedagem VPS

Utilizando tecnologias de virtualização, a hospedagem VPS permite que um cliente tenha um servidor (virtual) inteiramente para ele. Nesse modelo de hospedagem, são criados vários servidores virtuais “dentro” de um servidor dedicado. Em uma hospedagem VPS o cliente tem acesso Root (de administrador) o que possibilita personalizar completamente o servidor.
É possível instalar novos Softwares, configurar Firewall e muitas outras personalizações, que não seriam possíveis se você estivesse usando uma hospedagem compartilhada.
A hospedagem VPS é muito mais flexível que a compartilhada e oferece um poder de desempenho bem maior devido a uma maior quantidade de memória e processador disponíveis. Em um servidor virtual privado, você tem recursos que não são compartilhados com nenhum outro usuário. Durante todo o tempo, CPU e memória são compartilhadas entre todas as contas na máquina, mas, ao mesmo tempo porções desses recursos são sempre dedicados a cada conta. Isso permite mais poder e flexibilidade do que é oferecido é uma hospedagem compartilhada.
Resumindo, uma hospedagem VPS tem as mesmas vantagens de uma hospedagem dedicada porém em menor escala. Veja abaixo algumas das muitas vantagens desse tipo de hospedagem:

Personalizações – Se você quer fazer algum tipo de personalização no servidor, como por exemplo a instalação de algum software ou componente especifico, é preciso ter uma hospedagem com acesso Root (de administrador). A hospedagem VPS permite acessar o servidor como administrador e fazer todas as modificações necessárias. Quando você contrata uma hospedagem compartilhada, nada disso é possível pois você tem acesso apenas a configurações básicas e praticamente toda interação com o servidor ocorre por meio de um cliente FTP.

Desempenho Superior – Hospedagens VPS oferecem uma quantidade maior de recursos como memória e processador, fazendo com que seu site tenha um desempenho superior e permite receber um número bem maior de acessos (visitas). Ao receber um número muito alto de acessos, o site passa a não ser suportado por uma simples hospedagem compartilhada, neste caso, é preciso migrar para uma hospedagem VPS, que possuí uma capacidade maior.

Escalabilidade – A maioria das empresas oferecem um serviço de hospedagem VPS com características semelhantes a hospedagem Cloud onde é possível criar um servidor de desempenho superior e fazer a migração de maneira automática, permitindo assim uma mudança de servidor em poucos minutos. Isso é muito útil quando um site recebe um número muito alto de acessos de maneira inesperada e é preciso aumentar a capacidade do servidor.

Se você já chegou até aqui com certeza percebeu que a melhor opção para hospedar sites é uma hospedagem com servidores VPS, que tem as mesmas vantagens de um servidor dedicado, porém em menor escala.
Na hospedagem VPS você tem a opção de aumentar os recursos de foma temporária ou definitiva, vou te dar um exemplo: Vamos supor que você use um servidor que aguenta uma certa quantidade de pessoas online, porém amanha vai realizar um evento online no qual espera 15x o numero de visitas que o site recebe naturalmente, nessa ocasião você pode fazer um resize do servidor (aumentar o pacote de recursos) porém de forma temporária (apenas durante o evento) e depois voltar para seu plano atual pagando assim referente apenas ao tempo de uso, isso garante uma flexibilidade incrível para você.
O Servidor que nos da Digital Forms usamos e recomendamos é o da Digital Ocean, caso você ainda não conheça pode acessar esse artigo que escrevemos especialmente sobre ela >> Conheça a Digital Ocean.

Sobre a administração do servidor

Em hospedagens VPS ou dedicada é preciso ter um profissional qualificado para ficar responsável pela configuração e administração dos servidores, pois a empresa de hospedagem se encarrega apenas da manutenção do Hardware (como substituição de peças) ou seja, toda a parte de gerenciamento, instalação de atualizações fica por conta do cliente. Não é uma tarefa difícil, mas requer muita cautela para que o site não acabe sendo prejudicado por um erro. A empresa Digital Forms presta esse tipo de serviço, caso você precise desse tipo de serviço, pode entrar em contato e solicitar um orçamento personalizado, para isso envie um e-mail para “contato@digitalforms.com.br” ou envie uma mensagem sem compromisso >> Entrar em contato.

Como-escolher-uma-hospedagem-para-meu-site-digital-formsNo caso da hospedagem compartilhada o gerenciamento é feito pela empresa de hospedagem e você ainda conta com um painel muito intuitivo para instalar os scripts (WordPress, Joomla e etc) do site. Isso faz com que a hospedagem compartilhada seja muito mais simples e acessível para qualquer pessoa, por isso ela se tornou a opção mais usada, mesmo não sendo a melhor.

Mas e então, qual hospedagem eu devo escolher: hospedagem compartilhada ou dedicada, ou VPS?
A resposta é: DEPENDE. Isso mesmo, tudo vai depender do que você realmente precisa. Se você tem uma Empresa com alto trafego com uma equipe especializada e precisa de mais recursos com certeza a melhor opção seria uma hospedagem dedicada, agora se você procura uma hospedagem de qualidade, com as mesma vantagens de uma Dedicada e com um custo acessível, sem dúvidas a hospedagem VPS é para você.
Já uma hospedagem compartilhada só seria recomendada para quem tem alguns sites com trafego muito baixo e não quer ter trabalho com nada.

Ainda tem alguma dúvida sobre qual servidor escolher, acesse nosso grupo de estudos e coloque sua dúvida lá, teremos prazer em responder. Para acessar o grupo acesse o link >> Grupo Facebook.

Deixe uma resposta

dezessete − doze =

Fechar Menu

Cadastre-se na nossa newsletter!

Aprenda a criar negócios lucrativos na internet passo a passo.
Não perca tempo, cadastre-se agora mesmo receba nosso conteúdo exclusivo diretamente no seu e-mail.